MOMENTO DE AFIRMAÇÃO DO TIME XAVANTE

aIMG_3809


No último domingo(18), quando fui comentar o jogo entre Brasil x São José, e participando do pré-jogo, da Rádio Universidade 1160 AM, chamado 'Esperando o Futebol', respondi ao questionamento do colega repórter Gustavo Louzada sobre minha expectativa sobre o jogo. Prontamente, disse assim:   - '' É um jogo de afirmação do time do Brasil ''.

Embora a partida tenha alternado nos dois tempos, sendo o Brasil amplamente dominador das ações técnico-táticas do primeiro tempo, o São José reagiu no segundo tempo com uma postura tática mais marcadora e adiantada no gramado. Porém, ainda foram do Brasil as melhores oportunidades de ampliar o placar, em jogadas do ataque xavante com Toty - que já havia desperdiçado ótima oportunidade no primeiro tempo, chutando em cima do goleiro Fábio do Zequinha - e Léo Bahia. 

Registre-se que o goleiro Marcelo Pitol, do GE Brasil, não foi exigido no jogo.

A afirmação que me refiro vem por conta do trabalho comandado pelo técnico Clemer, que a cada partida faz o time mostrar suas variações e possibilidades de crescer mais neste Gauchão. 

Volante Souza e atacante Léo Bahia

Duas dessas novidades técnicas apareceram nas estreias do volante Souza, que apresentou um futebol moderno para sua função, com qualidade de posicionamento de marcação sem a bola, mas com uma capacidade técnica de articular jogadas, quando saía para o jogo. Tanto que na jogada do primeiro gol, foi dele a participação de sair de trás e aparecer para receber o passe de Léo Bahia, a outra estreia na partida, também com ótima participação. Deste, há que se descontar,no momento, a falta de um melhor entrosamento, pois foi sua primeira partida como titular da equipe.

Até onde vai o Brasil?

Por vezes, arrisco responder, quando torcedores me questionam sobre a campanha do time, de que o xavante irá disputar algo mais do que apenas classificação de fase. 

Ainda assim, prever o resultado é exercício de futurologia, Mas dá pra analisar que o potencial do time rubro-negro está demonstrado. 

Sempre há o que melhorar! Essa é a máxima do esporte e de quem tem desafios pelo horizonte. Mas o fator positivo é sobre o que já foi demonstrado pelo grupo nessa primeira fase de Gauchão, disputando sempre na ponta de cima da tabela de classificação, rivalizando com Caxias e Internacional. 

Acreditar que o Brasil pode chegar mais longe é possível. Portanto, que venham os demais desafios, e que a cada partida o grupo reafirme sua capacidade de rendimento e resultados.

Comentários