NOVO 'CAPÍTULO' NA NOVELA SÉRIE C...até quando?

Porto Alegre, RS, 17 (AFI) - A novela envolvendo o Brasil de Pelotas, a Série C do Campeonato Brasileiro e o Santo André ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) convocou uma reunião entre o clube e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e Federação Gaúcha para a próxima segunda-feira, com a intenção de definir de vez se o clube pelotense fica na Série C ou D do Brasileiro.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a CBF chegou a confirmar a notificação do TJ/RS sobre a inclusão Brasil na Série C, mas manteve o Santo André como participante oficial no site da entidade máxima do futebol brasileiro, o que gerou mais dúvidas por parte dos dois clubes.

- Agência Futebol Interior

VIDE TODO O "CASO RIO BRANCO - AC " >>>

 

 

CBF cumpre decisão da Justiça e inclui o Brasil de Pelotas na Série C

Com medida, Santo André perde a vaga na competição nacional, que começa no dia 27
 Redação Justiça Desportiva

Como tem virado costume, às vésperas do início do Campeonato Brasileiro da Série C algumas mudanças já mexem com a competição. A novidade desta quinta-feira, dia 17 de maio, fica por conta da inclusão do Brasil de Pelotas na disputa, ocupando o lugar do Santo André. Isso ocorrerá porque a CBF recebeu, através de seu departamento jurídico, uma liminar da Justiça comum do Rio Grande do Sul, na qual há a determinação da inclusão do clube gaúcho na Terceira Divisão nacional. O Santo André cai para a Série D.

O Grupo B da Terceira Divisão, com a mais nova mudança, terá as participações dos seguintes clubes: Brasiliense, Caxias, Chapecoense, Duque de Caxias, Macaé, Madureira, Oeste, Brasil de Pelotas, Tupi e Vila Nova. A disputa começa no próximo dia 27.

Entenda o caso:

O problema jurídico começou em 17 de julho de 2011, quando o Brasil de Pelotas estreou na Série C do Brasileirão vencendo o Santo André fora de casa. O lateral-direito Cláudio participou do jogo quando, segundo a Justiça Desportiva, não podia, pois precisava cumprir uma suspensão ainda do ano anterior, quando atuava pelo Ituiutaba/MG. O clube gaúcho perdeu seis pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), culminando na queda para a Série D.

No dia 20 de novembro de 2010, Cláudio foi expulso na partida entre ABC/RN e Ituiutaba/MG, pela Série C, quando atuava pela equipe mineira. Com isso, ele foi julgado no dia 14 de dezembro, quando pegou um jogo de suspensão, que não chegou a cumprir pelo clube em questão.

O jogador alega que já havia findado seu contrato com o Ituiutaba, que por sua vez não tomou qualquer providência para que a citação ou intimação fosse recebida pelo jogador. Por isso, foi julgado à revelia, não tendo tido oportunidade de apresentar sua defesa, de comparecer ao julgamento e mesmo de recorrer da punição sofrida, e até mesmo avisar ao novo clube.

Depois disso, o atleta se transferiu para outros clubes, mas nenhum desses participou de partida em competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), onde Cláudio deveria cumprir a pena. Sendo assim, o jogador estava impossibilitado de atuar na partida do Brasil de Pelotas contra o Santo André, pois precisava cumprir a sua suspensão. Porém, ele foi relacionado e atuou na partida.

Primeiramente julgado pela Quarta Comissão Disciplinar do STJD, no dia 29 de julho de 2011, o clube gaúcho perdeu seis pontos na tabela, que acabou acarretando o seu rebaixamento para a Série D. Por conta de tais motivos, o jogador, juntamente com o clube rebaixado, entraram com recurso no Pleno para que fosse declarada a nulidade do feito. Mas o tribunal recusou o recurso, negando provimento.

Comentários