'JUSTIÇA COMUM' : Ações foram citadas em congresso da Fifa

Genésio Gomes Filho
A disputa entre Treze e Rio Branco-AC por uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série C pode ganhar mais um capítulo. Ainda na tarde de sexta-feira(25) , ingressou no TJ AC,o processo em que o clube acriano pede a derrubada da liminar concedida na última semana pela juíza Ritaura Rodrigues Santana, que deu ao Treze o direito de disputar a competição nacional na vaga do Rio Branco, já está sob os cuidados do desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, relator do caso no Tribunal de Justiça da Paraíba.

Já durante a manhã, o desembargador abriu espaço para que os advogados das duas equipes pudessem argumentar sobre a reivindicação que cada uma defende.

O imbróglio envolvendo as equipes das Séries C e D do Brasileirão foi responsável pela decisão tomada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, que paralisou, por tempo indeterminado, o início das duas competições, inicialmente marcado para este final de semana.

A partir da decisão, as duas partes envolvidas ainda podem encaminhar o caso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Além do Treze e do Rio Branco-AC, o Araguaína-TO também entrou na Justiça Comum, pleiteando sua inclusão na Série C, justamente na vaga que seria do time do Acre.

Em outra disputa nos tribunais, o Brasil de Pelotas-RS briga pelo direito de retornar à terceirona no lugar do Santo André. Na tabela oficial divulgada pela CBF, tanto Rio Branco quanto Santo André ainda aparecem na disputa da competição.

Ações citadas em congresso da Fifa
Todas essas brigas judiciais chegaram a ser um dos temas de discussão durante o congresso técnico que a Fifa estava realizando em Budapeste, na Hungria, durante esta semana. No caso do Treze, a equipe paraibana acionou a Justiça Comum após ter seu pedido de inclusão na terceirona negado, por unanimidade, pelo plenário do STJD.
O clube alvinegro pede que o Rio Branco seja punido por ter levado uma causa desportiva à Justiça Comum, isso ainda em 2011, antes de serem esgotadas todas as instâncias na esfera do desporto.

Comentários