Fifa nega processo para punir Treze e Brasil de Pelotas


Entidade desmente que esteja perto de eliminar os dois times das competições nacionais e internacionais por imbróglio judicial

Igor Siqueira
Publicada em 25/05/2012 às 10:59
Rio de Janeiro (RJ) 

Apesar de a confusão por uma vaga na Série C ter sido levada ao conhecimento da Fifa pelo presidente da CBF, José Maria Marin, a entidade máxima do futebol informou nesta sexta-feira ao LANCENET! que não há nenhum processo para avaliar possíveis suspensões a Treze e Brasil de Pelotas, que tentam vagas na Terceirona via Justiça comum.
- Não há nenhum caso pendente envolvendo a Fifa e os clubes citados - avisou a entidade, por meio de um comunicado.
Sendo assim, o futuro das Séries C e D deste ano fica ainda mais incerto, já que o STJD determinou que a competição nem comece enquanto não forem resolvidos os embates na Justiça entre Brasil de Pelotas x Santo Andre e Treze x Rio Branco - que ainda têm a CBF no meio.
Um parecer da Fifa poderia agilizar a resolução, mas - como o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio já havia informado - nada foi resolvido sobre o caso e ninguém sabe quando a bola vai rolar.
RELEMBRE AS BRIGAS:
Treze x Rio Branco
Brasil x Santo André
Punição
No ímpeto de derrubar um veto da CBF e voltar a mandar jogos da Série C na Arena da Floresta, o Rio Branco-AC acionou a Justiça Comum antes que fossem esgotadas as vias desportivas. Sendo assim, o time foi eliminado da competição e foi o lanterna da chave.

Acordo
Diante do impasse na Justiça e com a grande chance de ser punido pela Fifa com suspensão, como é de praxe nesses casos, o Rio Branco costurou um acordo com CBF e retirou a ação.

Treze na história
Indignado, o Treze, quinto colocado na Série D, resolveu batalhar pela vaga do Rio Branco.
Negado
Apesar dos esforços da diretoria paraibana, a ação foi julgada improcedente por parte do STJD. Então um processo no TJ-PB foi aberto.

Liminar
O Treze conseguiu via TJ-PB uma liminar que o garante na Série C.
Primeira punição
O Brasil de Pelotas foi punido por conta da escalação irregular do lateral-direito Cláudio, que havia disputado a Série C-2010 pelo Ituiutaba (MG) e tinha sido expulso. Mas o time gaúcho, que o contratou no ano seguinte, e o próprio jogador não atentaram para o fato. O Brasil perdeu seis pontos no STJD e foi rebaixado.

Liminar
O Brasil acionou o TJ-RS, que concedeu uma liminar, alegando que Cláudio não foi notificado da punição. Na sexta-feira, a CBF acatou e colocou o clube no Grupo B, substituindo o Santo André.

Nada de conciliação
O Brasil desistiria da luta pela vaga em 2012, mas teria direito a um lugar em 2013 ou 2014, além de compensação financeira. Mas, após reunião entre diretoria e departamento jurídico, o clube resolveu não aceitar.

STJ nega medida cautelar
A CBF foi a Brasília tentar derrubar a liminar do Brasil de Pelotas, mas o STJ indeferiu o pedido. A ação fica restrita ao TJ-RS.
!

Comentários