Diário do Grande ABC: "Os representantes da CBF nos garantiram que a vaga é nossa." - Sérgio do Prado


Sexta-feira, 18 de maio de 2012 7:10 

Justiça beneficia Brasil-RS e manda Santo André à Série D
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC>>


O Santo André está fora do Campeonato Brasileiro da Série C de 2012. Ontem à noite, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) recebeu liminar da Justiça comum do Rio Grande do Sul que a obriga a incluir o Brasil de Pelotas na disputa prevista para começar dia 26. No despacho, o desembargador José Aquino Flôres de Camargo solicita que o time gaúcho ocupe a vaga do Ramalhão, por ora rebaixado para a Série D.
 
A confusão começou em 17 de julho de 2011, quando o Brasil de Pelotas escalou de forma irregular o lateral-direito Cláudio na estreia da Série C contra o próprio Santo André. O jogador havia sido expulso no ano anterior, quando atuava pelo Ituiutaba (MG) e deveria cumprir suspensão automática. Denunciado, o time gaúcho foi punido em todas as instâncias do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e perdeu seis pontos, cruciais para o rebaixamento da equipe à Série D, o que livrou o Ramalhão da degola.
 
Insatisfeito com a decisão, o Brasil, mesmo correndo risco de ser penalizado e ficar fora até mesmo da Série D como determina o regulamento geral da CBF, entrou com recurso na Justiça comum alegando que não poderia ser penalizado, uma vez que desconhecia a punição do jogador.
 
O mérito foi julgado e o time gaúcho considerado inocente, em resultado publicado no dia 9. Como a CBF se recusava a cumprir a determinação, a Justiça do Rio Grande do Sul concedeu liminar ontem à noite ao Xavante para que seja incluído de forma imediata na disputa, excluindo o Santo André, principal beneficiado com a decisão do STJD.
Apesar de emitir comunicado reconhecendo ter recebido a liminar, até o fechamento desta edição, a CBF não havia retirado o Santo André da Série C e muito menos alterado a situação do Brasil na Série D. A expectativa é de que hoje o departamento jurídico da entidade se pronuncie sobre o caso.
 
Para tentar solucionar de uma vez o impasse, foi agendada para segunda-feira no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul audiência entre CBF, Federação Gaúcha de Futebol, STJD e representantes do Brasil de Pelotas. O encontro será realizado no prédio sede do órgão, em Porto Alegre, às 10h, e buscará a conciliação entre as partes no imbróglio que definirá se o clube gaúcho voltará para a Série C.
Uma das possibilidades é acordo no qual o time gaúcho receberia multa paga pela CBF e seria devolvido à Terceirona apenas em 2013. Outra alternativa seria disputar a competição com 21 e não 20 clubes ou então substituir simplesmente o Ramalhão pelo Brasil de Pelotas, como determina a Justiça gaúcha.


 Dirigente e advogado desconhecem decisão
Os dirigentes do Santo André se mostram tranquilos com a decisão da Justiça gaúcha. Segundo o diretor de futebol, Sérgio do Prado, tudo será esclarecido hoje pela CBF e a vaga na Série C será devolvida ao Santo André.
 
"Conversamos muito sobre isso na reunião que tivemos no Rio de Janeiro (quarta-feira, envolvendo todos os clubes envolvidos na disputa da Série C). Os representantes da CBF nos garantiram que a vaga é nossa. Essas determinações da Justiça comum acontecem aos montes, mas sempre são cassadas e é isso o que vai acontecer", disse Sérgio do Prado.
 
O advogado Osvaldo Cestari, que representa o Santo André, garantiu não ter sido notificado da decisão. "Por enquanto não chegou nada em minhas mãos, por isso não posso comentar", afirmou ele, mesmo reconhecendo que existe a possibilidade de a CBF acatar a decisão. "A Justiça comum é soberana, mas se o Brasil conseguir êxito abrirá jurisprudência e o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) será desmoralizado", finalizou.

Vem aí, mais um capítulo...

Comentários

Anônimo disse…
mais um capitulo não,tu não estas querendo admitir,Brasil ganho a causa...para de torcer contra!
BETO VETROMILLE disse…
Bruxo...mais um capitulo, sim, pois liminar não é sentença. Mas valeu!
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkk, não adianta secar kkkk