Brasil-RS obtém vaga de última hora - Santo André "esperneia"

Dérek Bittencourt
Leia no Do Diário do Grande ABC>>>


O Brasil de Pelotas divulgou ontem à tarde nota oficial confirmando que a Justiça comum determinou a inclusão imediata do clube na Série C do Campeonato Brasileiro, no qual foi rebaixado em 2011 após perda de seis pontos por escalação de jogador irregular (lateral-direito Cláudio na partida contra o Santo André).

A medida, no entanto, pode custar caro ao clube gaúcho, que pode ficar fora inclusive da Série D. O Ramalhão, que ficou na penúltima colocação do Grupo D em razão da punição aos gaúchos, não corre o risco de perder o lugar.

Após sofrer derrotas no eixo esportivo, a diretoria do Xavante decidiu levar o caso à Justiça comum, com pedido de liminar aceito, que determina a inclusão do Brasil no torneio que inicia no dia 26. Porém, o clube tem chance de ser punido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

"Em tese, todos os clubes que participam dos campeonatos da CBF renunciam buscar a tutela da Justiça comum. É algo geral, determinação da própria Fifa aos filiados", explicou o procurador do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt. "Agora corre risco de problemas. Ou os clubes respeitam a justiça desportiva ou os campeonatos vão virar bagunça."

Segundo Osvaldo Sestário Filho, advogado do Santo André, o Brasil "pode sofrer represálias". "A CBF tem de ser intimada e vai cassar a liminar. Eles podem até perder a vaga na Série D", explicou Sestário, que negou possível consequência ao Ramalhão. "Não acredito. A legislação desportiva já deu ganho de causa", disse.

O diretor de futebol andreense Sérgio do Prado seguiu a linha de raciocínio. "Se não tivesse sido julgado no STJD, a gente até poderia correr risco. Mas já foi transitado, julgado e provado. Perderam por unanimidade. Nossa posição: cumprimos a tabela da CBF e não da Justiça comum."
 
No ano passado, o Rio Branco-AC foi eliminado da Série C justamente por entrar na Justiça comum. À época, acabou punido por não ter esgotado as instâncias da Justiça desportiva.

Comentários