BLOG ACUSA CBF DE 'CHANTAGEAR' BRASIL e TREZE

José Maria Marin - Presidente CBF
A CBF divulgou agora há pouco(dia 24/5), que Treze e Brasil de Pelotas estão suspensos de competições nacionais por terem ingressado na Justiça Comum em busca de vagas na Série C. A matéria – do site da justiça desportiva – fala ainda que a decisão vai ser revista e que ela será mantida em vigor até que as equipes retirem as ações na justiça.

Bem, aqui e lá na China o nome disso é chantagem. Quando foi que a Fifa suspendeu um clube sem antes realizar um julgamento acerca do caso? Que eu saiba nunca. E o Estado Democrático de Direto determina que os fatos sejam analisados cuidadosamente antes de uma definição, que sempre é dada por profissionais habilitados na área. Ao interpretar as palavras da notícia veiculada à pedido da CBF, nota-se que a suspensão é uma medida tomada arbitrariamente, um pedido de “amigo” do presidente da entidade brasileira à Fifa, que nada sabe sobre o que está se passando a não ser pelo relato – obviamente parcial – de José Maria Marin, mas sujo desta vez do que no “Caso da Medalha”.

O Treze e o Brasil-RS entraram na Justiça Comum de forma legítima, após esgotadas todas as instâncias desportivas referentes ao caso. Esta é uma norma que está no Estatuto da Fifa, em seu artigo 59. As ações destes clubes na verdade são respostas à única ilegalidade cometida até o momento: o acordo entre CBF, STJD e Rio Branco-AC.

Ano passado o clube acreano entrou com uma ação na justiça comum para reaver o direito de disputar partidas em seu estádio, a Arena da Floresta. O problema é que o Rio Branco-AC fez isso de forma direta, sem antes recorrer às instâncias desportivas. E foi justamente por isso que recebeu uma punição no Pleno do STJD, que o excluiu definitivamente da competição.

Sentindo-se prejudicado, o time do Acre entrou mais uma vez na Justiça Comum e conseguiu paralizar a Série C. Para que o campeonato então voltasse a ser disputado, a CBF fez um acordo com o presidente do Pleno do STJD, Rubens Approbato, e com a Federação de Futebol do Acre para que o Rio Branco-AC retirasse a ação da Justiça Comum – deixando que a Série C prosseguisse -, em troca da permanência do time na competição no ano vindouro, no caso, em 2012.

O acordo, obviamente, foi ilegal e contrariou uma decisão do próprio STJD, que havia punido o time. Em outras palavras, a CBF sucumbiu à chantagem do clube acreano em troca de um caminho teoricamente mais simples de resolver a questão. A ilegalidade do acordo é confirmada pelo fato de o mesmo nem sequer ter sido publicado; isto indica também que ele não tem qualquer validade, a não ser nas reuniões escusas que colocaram o Rio Branco-Ac na tabela da Série C de 2012.

Sujos da cabeça aos pés, CBF e STJD tentam agora, de toda maneira, manter a “Virada de Mesa” e calar a boca de quem denuncia a sujeira. Espero sinceramente que os clubes não se curvem a mais essa canalhice da CBF e prossigam com os processos, afinal de contas, com a determinação da Justiça Comum, as Séries C e D estarão paralizadas até que os casos sejam resolvidos, ou seja, nem Treze, nem Brasil-RS, nem nenhum outro clube destas séries jogarão até que a sujeira seja esclarecida nos tribunais.


saviomota@maiorais.com.br
24/05/2012 - 15:24

Comentários

Anônimo disse…
E aí Beto,

Trocando figurinha com o jornalista chapa branca @wellingcampos ? Qual teu objetivo? Nos prejudicar?
BETO VETROMILLE disse…
Cara, quanto delírio pela paixão exagferada, tenho lido nos comentários.Busco informações sobre essa novela do futebol.No mais, agradeço pela "audiência" no twitter. Os patrocinadores agradecem. Valeu!
BETO VETROMILLE disse…
Ah , detalhe ; tenho matéria pronta sobre o "jornalista" em questão. Leiam com mais atençao meu blog, e vejam que há informações dos dois lados da notícia. Mas sigam comantendo. Valeu!
Anônimo disse…
Não estou entendendo por que o video com a expulsão do Claudio no inicio do Blog?
É para chamar a direção de amadora? É para alguem usar de prova?

Qual a finalidade? Onde tu quer chegar com isso Beto?
Prejudicar o Brasil? É isso?
BETO VETROMILLE disse…
Ao leitor ANÔNIMO, acima:
Não há nada de verdade na sua afirmação ou pergunta.Trata-se de fato jornalístico, que ilustra , para quem tem a obrigação de atuar , dirigir, e desenvolver atividades outras, no meio do futebol profissional, ter o conhecimento dos fatos no seu amplo espectro. No mais, entendo as manifestações clubisticas, que na maioria das vezes é de puro passionalismo, e têm a dificuldade de enxergar além das cores dessa ou daquela notícia. No geral, basta verificar que, no blog, existem muitas outras matérias contrárias aos opositores do clube rubro negro.Portanto, não vejo necessidade de olhar as coisas com o intuito de perseguir alguém ou entidade. Apenas divulgar o que é relevante ao fato debatido e , ainda, sem uma decisão final. Abraço
Anônimo disse…
Quem não sabe, no futebol, que um jogador expulso numa partida deve cumprir a suspensão automatica no próximo jogo? E dizer que "não sabia" também não isenta ninguém da punição.
Então se o Brasil escalou um jogador de forma irregular, a regra foi cumprida e o clube levou uma punição.
Não entendo, portanto, como que os xavantes podem se achar injustiçados se eles cometeram uma infração e foram punidos. Vão reclamar de quê? E ainda paralizam dois campeonatos, prejudicam 80 clubes. Daqui a pouco sera o Brasil quem tera de pagar indenizaçao pelos danos dessa bagunça toda que está promovendo.
Tudo começou com uma infraçao do Brasil. A puniçao foi justa e obvia. Nao tem o que reclamar!