Dupla GRENAL à Frente do Interior

Grêmio e Inter têm domínio sobre times do interior no segundo turno

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)
 
Poucas vezes a certeza de que os times do interior começam o Campeonato Gaúcho fisicamente à frente da Dupla Gre-Nal veio tão à tona como neste ano. Se na Taça Piratini, disputada em janeiro e fevereiro, os grandes da capital tiveram dificuldades para superar os clubes menores, na Taça Farroupilha, que começou em março, o desempenho é diametralmente oposto.

No primeiro turno, Grêmio e Internacional sequer chegaram à final, disputada por Caxias e Novo Hamburgo. O Tricolor, que quase nem se classificou entre os quatro melhores de seu grupo, caiu nas semifinais; o Colorado até liderou seu grupo, mas caiu nas quartas de final, justamente para o maior rival. O aproveitamento conjunto da Dupla na Taça Piratini contra times do interior do estado foi de 62,2%.

Na Taça Farroupilha, a história é outra. Grêmio e Inter disputaram, cada um, quatro jogos. Venceram todas as partidas. Somados, fizeram 24 gols e sofreram apenas quatro nestes oito jogos. Com 100% de aproveitamento, ambos podem se classificar neste meio de semana, com duas rodadas de antecipação. 

Ou seja: precisaram jogar apenas 70% dos jogos desta fase para garantirem vaga nos mata-matas.

O Internacional, que enfrenta o Lajeadense nesta quarta-feira, tem quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Canoas e sete pontos a mais que o quinto colocado, o próprio Lajeadense. Já o Grêmio, que recebe o Avenida na quinta-feira, tem os mesmos sete pontos para o quinto colocado de seu grupo (Pelotas), e cinco pontos a mais que o vice-líder Cerâmica, que jogou uma partida a mais que o Tricolor.

Na Taça Farroupilha, a Dupla já aplicou quatro goleadas em oito jogos conjuntos disputados, todas contra equipes que se classificaram às fases decisivas da Taça Piratini. O Grêmio fez 5 a 0 no Novo Hamburgo (vice-campeão do primeiro turno) e 4 a 1 no Veranópolis, este fora de casa. Já o Inter fez 3 a 0 no São José no último domingo e aplicou a maior goleada deste campeonato até o momento: 7 a 0 sobre o Juventude, semifinalista do primeiro turno, no Beira-Rio.

Comentários